sexta-feira, 25 de maio de 2007

O ar de vento da tv digital


Dizem por aí que está por vir a grande resposta do Broadcast à crescente ascensão da Internet. Mas estou cada vez mais incerto da veracidade desta informação.

Acabei de assistir uma palestra que abordava este tema e minhas dúvidas sobre a maravilhosidade revolucionante se fortificaram. São vários os motivos que alimentam essa idéia de pré-fracasso.

1- A tv digital no mundo, em locais já implantados. Ela está apenas impregnada em meios muito mais avançados que a própria, acabando por servir apenas como mais um site, um link, uma opção qualquer e não como o carro-chefe do produto.

2- Nesses mesmos locais, há indícios de que as desigualdades intelectual, social, cultural, o escambal, estejam cada vez mais amplas. Imagine em países emergentes.

3- Isso, imagine a tv digital aqui no Brasil. Grande parte da população sendo obrigada a comprar conversores ou aparelhos novos. *300 reais é o preço de um conversor simples. A tv analógica que atinge o país em quase toda totalidade, com a digital cairia nas mãos de apenas alguns.

4- Mesmo com todo avanço ainda não enxerguei em que parte dessa evolução televisiva, a tv ultrapassará a inalcançável Internet. A interatividade na Internet já é uma realidade. O orkut, a wikipédia, o youtube já existem.

5- Entre outros fatores.

Mas isso não quer dizer que seja um fracasso total. Acredito que essa pseudo revolução seja uma passagem mesmo. Necessária ao menos para provar que a tv é livre e que o direito a informação é de todos. Acho mais, acredito que a Internet prova que a informação, essa de credibilidade que todos conhecemos, não necessariamente precisa vir de uma corporação jornalística e monopolista. Duvido que as tais corporações concordariam com isso. Mas esse seria o jornalismo real que os próprios pregam, imparcial.

Acredito que haverá uma união entre os meios em curtíssimo prazo. E não há como escapar da liberdade se não com leis e regras.

E a verdade talvez seja essa. Estamos mais uma vez em um momento histórico de lutas por espaços. Esta muito mais invisível talvez. E também talvez por isso, muito mais devastadora. São lutas por mercado, por poder, como sempre.

E aí? O que podemos fazer?

Penso que o que temos que saber é que temos os meios livres e baratos em nossas mãos, mas corporações de distintas áreas, como da telecomunicação, televisão e Internet lutam por vantagens comerciais ou até mesmo por sobrevivência, as custas de mais regras, leis, hipocrisias, mediocridades, desigualdades, ...

Por isso, não podemos nos esquecer de lutarmos em prol da nossa liberdade de expressão, diversão, informação e comunicação.

Internautas do mundo todo, uni-vos.

Nenhum comentário: