sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Uma pequena analise política

Preocupado com o possível sucessor de Paulo Hartung, para o cargo de governador do estado, pensei em algumas pessoas.
Existe o grupo liderado por PH, composto por Ricardo Ferraço, Lelo Coimbra e César Colnago.
Ricardo Ferraço, vice-governador, vem sendo mostrado o tempo inteiro por PH, mas soa como óbvia demais essa candidatura, não combinando com o feitio de PH. Ele foi, em 98, o candidato mais votado para deputado federal, com 76 mil votos. Mas tem sua imagem riscada, agora, com a derrota do pai em Cachoeiro.
Lelo Coimbra, com 120 mil votos, em 2006, para deputado federal, aparece como uma grande possibilidade. Foi o mais votado para este cargo.
César Colnago, foi em 2006, o 3º mais votado para o cargo de deputado estadual, com 48 mil votos. Surge como uma possibilidade. Uma possibilidade fraca. Visto que se ele for o candidato, outros podem largar as devidas prefeituras e tentar contra ele. E Colnago já demonstrou, em outras vezes, que não é muito bom de debate e campanha.
Existe o lado Max. Mas este vem muito em baixa, após não conseguir um sucessor para Vila Velha. Acho que pai e filho estão para serem esquecidos. Mas o Max pai ainda tem o seu eleitorado. E numa eleição dividida, tudo é possível. (segundo turno existe, ufa!)
Tem também os prefeitos da Grande Vitória João Coser, Sergio Vidigal e Helder Salomão.
João é um forte candidato, caso tenha apoio do PT e de grandes nomes da política nacional, como Lula, Casagrande, o próprio Helder, entre outros. O problema é que tudo já deve ter sido bem articulado na cabeça de PH. Colocou um vice para Coser que é do seu partido. Inibindo o PT de deixar uma prefeitura, a da capital, para Tião Barbosa, do PMDB. Complicada a situação do Coser. Ele venceria o Colnago e o Ferraço, mas o Lelo eu não sei. O PT saiu muito fortalecido depois destas eleições de 2008, mas o PH ainda é o grande mentor da política local. Tudo vai depender muito ainda de quem e como estará/será o candidato à presidência da República do PT.
Helder eu acredito que não teria muitas chances. Devido Cariacica ainda não ser uma grande referência.
O imbatível, com certeza, seria o Renato Casagrande. Amigo de Coser, de Paulo Hartung, de Lula, é super bem visto no senado e sabe debater como ninguém. Porém, ele ainda terá mais 4 anos de mandato como senador. Então a dúvida é, será que ele pretende largar o senado e ser governador do ES? Não sei. Mas é importante também saber quem ele vai apoiar, caso ele não seja o candidato. O nome de Casagrande vem se tornando um nome bem forte aqui no estado. Ele que teve 1.031.487 votos nas eleições para o senado em 2006. Teve o dobro de votos do concorrente Max Mauro e apenas 300 mil a menos que o governador reeleito.
Não sei, depois que Vereza perdeu em Vila Velha, com eleitorado assim não se chuta.
Ou chuta né...
Talvez eu entre aí nessa briga.

Nenhum comentário: