segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Poema de Natal

Na tal festa de fim de ano
O ocidente pára para Belém
Um acidente cronológico
Uma manipulação lógica das lojas além do além
Jóias, invejas, roupas, luxúria, perfumes e brinquedos
Pecados perdoados

Nem sei quais palavras usar
Não tenho inspiração
O famoso espírito não veio
Nem rimas eu tenho

O dito dia de comemorar
Um dia em que as famílias se reúnem
Um dia em que as pessoas más ficam boas
Um dia em que o empresário estressado doa uma sexta básica,
daquelas de botequim e cerveja schin, pra outro empregado estressado,
daqueles sem dimdim.

Parece até ridículo poematizar o natal
são tantos poemas já feitos
tantas músicas
mas eu estou cansado de tanta mediocridade
esse falso coração bom das pessoas

No fundo, quase no ralo, as pessoas são sempre as mesmas
O dia 25 só serve para dar argumento à aqueles que precisam.
Faz parte do treinamento de ser humano
Até as crianças têm que comer bem o ano todo, sem engordar, para ganhar a recompensa do barbudo.

Ta tudo tão chato, tão melancólico
Que data é essa que nos torna tão igualmente patetas?!

Gasto dinheiro, faço dívida e presenteio quem eu amo
e quem diz que me ama também.

Queria concluir o texto,
mas antes,
eu queria dizer que essa ânsia por economizar e gastar ao mesmo tempo,
tem deixado as pessoas mais fúteis, mas é difícil escrever sobre isso, sem se contradizer.
Queria arranjar um jeito de também encaixar no texto, mas de forma bem sutil,
que a sociedade capitalista acaba até com as amizades, famílias.
Mas não vejo como falar sobre essas coisas, sem a criatividade subjetiva da Coca-Cola.

Tenha um Feliz Natal,
se assim o desejar.

Nenhum comentário: