quinta-feira, 10 de abril de 2008

Enseada de daqui a pouco

Uma vez, ainda criança, eu fiz uma profecia. Na verdade eu fiz um desenho de Vitória, colocando a Enseada do Suá como uma nova Sidney no Brasil. Já adianto que não sei onde está esse caderno contendo minha provas de futurólogo. No desenho falei do metro-aéreo, dos prédios espelhados, do teatro arrojado, até de uma invenção, uma árvore artificial, que troca o gás carbônico por oxigênio.
Bom a profecia está virando realidade, lógico que de forma bem mais amena e simplória, mas nem por isso, pior.





O metrô de superfície.



Os prédios residências que se nomeiam resorts:
Grand Park e Victória Bay, respectivamente.
E tem o Celebrity que quebrou muito o visual arrojado. Achei simples demais. E nem o postei aqui. Até porque prefiro edifícios comerciais para essa região.

Mas tem o mais alto de todos o Aqva.Os comerciais são bem mais impactantes.

O primeiro Work Center, é bonito, mas tenho que ver se ele só tem frente, como o Petro Tower. O segundo é o Greenwich parece ser muito bonito. Arrojado e bem localizado, frente a terceira ponte. Já o Global Tower, acredito ser o mais marcante entre todos. Pena estar entre dois residenciais cariocas.


Este é o surpreendete prédio do TRT!!! Eu tinha um medo de ser algo cheio de azulejos. Mas uma alma boa deve ter pensado na localização do edifício e salvou a região. E muito bem.




Agora por fim, uma pequena prévia do que pretende ser um arrojado Teatro de 1.500 lugares e Museu, na orla, como o Opera House.


Até mais.

8 comentários:

Anônimo disse...

odeio esse conceito de "residencial-resort" que está tomando conta de vitoria...acho uma grande bobagem.
nem gosto muito do que estao fazendo com a enseada....alias, gosto um pouco, afinal estao garantindo os empregos dos meus colegas de profissao :D

o curioso ali é que parece que estão tapando o morro que tem logo ali atrás.

Anônimo disse...

Pelo jeito agora vai ter "de tudo" em Vitória, mas o que fazer com os capixabas? reprogração cerebral? expulsar todo mundo? jogar uma bomba? o problema da bomba é q ia destruir todo o resto também...

Grazielly disse...

Poxa vc não gostou do Celebrity? eu quero morar lá... rs
bjus

disse...

muito profeta vc eh
as vezes até me assuta
bjos

Anônimo disse...

marquitos,
esqueceu de falar das quadras de sydney que tem ali perto do trt.
e tambem que as olimpiadas vao ser aqui. ou copa. whatever.
ahuahahua

JOANNES LEMOS disse...

Definitivamente Vitória entrou na rota dos arranha-céus. Começou com o atual prédio onde está o Hotel Radison. Pelo visto o PDU de Vitória liberou geral, já que as mazelas dos morros do fundo ficarão escondidas. Mas pelo menos fica uma paisagem moderna.E eu sempre gostei de grandes prédios. Só acho balela essa história de metrô de superfície. Acredita quem quer. Uma obra de quase R$ 1 bilhão de reais, com certeza, demoraria anos e anos pra sair do papel, ainda mais que outras cidades necessitam de um projeto desses com mais urgência do que a microscópica Vitória, e demoraria também por depender do emPACado.
Ótimo texto.
Abraços!

Leonardo ViSo disse...

gente, que interessante esse post.
podia mais falar de urbanismo aqui, não em verso, please... hehehe eu sou chato!

eu tenho certo receio do que vem depois, como essas pessoas vão viver nesses lugares e o que isso vai acarretar para o que está em volta. Ocupaçao urbana é algo q me interessa muito, queria tanto fazer links com a comunicaçao...

abraço

obs: a sensaçao verdadeira que tenho qnd passo por esses canteiros é: pq eu não tenho grana para comprar um desses? sem hipocrisia,hehhe

Henrik disse...

Olá
Enseada do Suá está se configurando como nova centralidade em Vitória,pois além de possuir equipamentos comerciais e institucionais, vêm, atualmente atraindo grandes investimentos com programa residencial, os tais resorts, grandes condomínios fechados. que, como observou a juliapedreira, estes edifícios parecem esconder os morros, e tal, ora escondem ora criam conversações, mas sempre se impondo na paisagem.
Esta nova configuração urbana, o grande problema dela, é desconsiderar o lugar. o edifício do Horto Mercado, por exemplo, ignora a comunidade pescadora que está por detrás dele. é uma edificação de frente apenas.
bem, é por ae, interessantíssima esta postagem.
abraço Marcos continue, por favor.