quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Turismo no ES

O Espírito Santo é um estado com vocação turística. Assim como todos estados do litoral em direção ao sul do Brasil, o ES tem mar e montanhas, quase colados. Essa proximidade, nada excêntrica, é motivo de orgulho para a população. População essa, de difícil rotulação, identificação. Não há sotaque, não há característica marcante, não há hábito anormal, não há ar estranho. Parece um pouquinho de cada coisa que existe pelo Brasil, sem muitas estranhezas. Cachoeiras, praias, dunas, montanhas. Desenvolvimento econômico, organização política e um futuro promissor. Um pouco acanhado com a atual crise econômica, mas cheio de planos e projetos. Em todos os bairros de Vitória, a capital, têm uma obra, de pequeno, ou grande porte. A cultura está em total ressurreição. Novas leis de incentivo municipal, novos artistas, novas obras, novas panelas. De barro fez-se o homem, de barro é feito o símbolo do ES. Moqueca é capixaba, o resto é peixada. Guarapari, Jacaraípe, Vila Velha, Itaúnas, Conceição da Barra, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Ubú, Anchieta, Linhares, Colatina, Pancas, Serra, Meaípe, Manguinhos, Marataízes, São Gabriel da Palha, Guaçuí, Alegre, Domingos Martins, Pedra Azul, Vitória, Venda Nova do Imigrante, Regência, entre outras, cidades e lugares lindos. A rota capixaba do mar, do sol, da moqueca, da torta, do mármore, do granito, do petróleo, do pré-sal, do gás natural. São rotas ricas, mas ainda sem muita visibilidade nacional. O bar do Ceará e o bar Abertura, com seus deliciosos petiscos e rápido atendimento e cerveja gelada, disputam a liderança entre os bares capixabas. O bar Escritório é absurdamente perfeito. O Cochicho da Penha é o tradicional resistente da Lama, boa música e boa coxinha. A Praia do Canto, na região do Triângulo das Bermudas, é o recanto dos pseudos ricos de Vitória e o principal point da noite capixaba. A Lama, mais tímida, é o recanto dos pseudos cults da capital e é uma alternativa boa de rock. Particularmente eu vivo na Lama.
Hotel Ilha do Boi, Radisson, Hostess, Novo Hotel, Íbis, entre outros, fazem parte de um crescente leque de opções de hospedagem no Espírito Santo.
Diversão e entretenimento no ES estão evoluindo consideravelmente. Há cada dia mais opções de lazer. Sem falar nos já famosos pontos turísticos, como Convento da Penha, Fábrica da Garoto, Avenida Beira Mar, Penedo, Pedra Azul, o Frade e a Freira, a Barra do Jucu, a praia de Camburi, a curva da Jurema, entre outros.
Vale a pena vir pra cá conhecer. Um estado virgem de rotulação, e dotado de grande capacidade turística. Lindo e mutante. Com problemas e com sujeira. Mas acho que vale a pena vir pra cá conhecer.
Alguns sites que irão te ajudar por aqui. Agenda, mapas, novidades, rotas, cidades, lugares, shows, boates, bares, cinema, teatro, museu, etc.
http://www.es.gov.br/site/turismo/index.aspx
http://www.iu.art.br/
http://porem.com.br/
http://gazetaonline.globo.com/
http://www.folhavitoria.com.br/site/

2 comentários:

JOANNES LEMOS disse...

Gostei da divulgação do Estado por aqui. Pena que essa mesma difusão não seja praticada pelo governo de tempos em tempos. Realmente é um lugar bom para se viver, mas, ainda, carente de algumas boas oportunidades.

Gabriela Galvão disse...

Eu sou mineiraba.

Cheguei aqui soh mineira e desconfiada, dei uma 'penada', mas hj adoro viver aqui e perto de mim ñ falam mal daqui impune, ñ!


Aqui... Mas sotaque, tem sim! Ñ soh no ritmo da fala, mas ateh gramaticalmente.

O artigo definido ñ eh usado (Vou à casa de Fulano e ñ dO fulano), falam 'Ñ tem aqle bar?' em vez de 'Sabe aqle bar?', falam q 'tah dando tal filme' e ñ q ele estah passando ou em cartaz, falam pocar... Ish, tem eh trem!

Mas eh tudo sutil, mesmo.

(O jeito d falar palavras pqnas terminadas em 'io' eh a coisa mais fofa q tem! Eh uma coisa assim tipo dando a tônica no 'i'. 'Río, tío, frío'

D vz em qd falo do ES no meu bloguinho. Dou esporro também! pq eu amo então eu posso!, hahah

Bisous