quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Monorail

Ouvi dizer que um tal de Teteco já está prometendo, mas, desde minha infância acredito na idéia de se implantar o metrô-aéreo aqui em Vitória. Mas não é o metrô de superfície do Coser, mas o chamado Monorail, ou melhor, monocarril, ou melhor ainda, monotrilho!
Meu vasto estudo (wikipédia e sites nada famosos) sobre o assunto, me dá a idoneidade de proferir sobre o tal. Vamos lá!
Projetado pela primeira vez na Irlanda em 88 do século retrasado, teve sua primeira linha implantada na Alemanha, em mil novecentos e pouquinho.
Disneylândia, Tokyo, Las Vegas, Kuala, entre outros lugares do mundo, também implantaram esse sistema de transporte em suas paisagens. E é na beleza que vem a primeira atração do veículo. Ele chama a atenção por seu design, na maioria das vezes, futurista.
O monotrilho funciona, como o próprio nome diz, com um único trilho, que este parece ser engolido, envolto por rodas paralelas pertencentes ao trem. Nussa! Como é difícil explicar isso. Juro que não consigo. Olha a foto que dá para entender melhor.
Ele é seguro. Dificilmente descarrila, ou colide com outros trens. Não cruza com pedestres ou outros meios de transporte, pois possui seu próprio meio, sua própria estrada. Porém, caso ele pegue fogo, o povo tem que decidir entre pegar fogo, ou quebrar o pé e viver com dor de coluna, ao pular pela porta de segurança (se essa abrir, ou existir, é claro). Pois como ele fica elevado e nós seres humanos somos baixinhos e nada atléticos (com algumas exceções olímpicas), a altura, que pode variar de acordo com a necessidade urbana, impede dos passageiros pularem com facilidades onibuzais. Mas acho que ele não vai pegar fogo.
Ele é rápido. Não pára em semáforos, não pega o trânsito da Reta da Penha, não varia a velocidade de acordo com o humor do motorista (eu acho), não tem que desviar de buracos, de pedestres loucos e metidos de Jardim da Penha (Esse parêntese é para falar deles! Gente, pedestre: não ache que porque você tem o direito, você pode fechar os olhos e sair atravessando as ruas, na faixa ou seja lá onde for. Os motoristas, as vezes, estão olhando no retrovisor, por exemplo e você, blau-blau. Espere o carro parar. Caso isso aconteça, atravesse. Caso contrário, espere e sobreviva. Ufa! Fecha parênteses.), entre outros obstáculos das vias repleta de bagunças.
Ele não polui: o meio ambiente, por ser elétrico (caso ele seja de um combustível poluente, desconsidere essa informação); O som, por ter rodas de borracha (já sabe); O visual, por ser uma maravilha do design e não tampar a visão do Convento, entre outros (ta ficando mais caro).
Como está sendo percebido, o Monorail pode ser a solução para os nossos problemas de trânsito. Eles ocupam pouco espaço, pois podem ser elevados por vigas únicas e proporcionalmente finas, se relacionadas a outros meios. Um carro do Monotrilho pode ter de 8 a 50 metros e transportar de 80 a 170 passageiros.
Aqui no Brasil tem um lugar que já tem essa parada doida aí. Mas já foi pro saco. É em Poços de Caldas. Acho que com intenção turística, acabou que vai ser desativado. (Corrija-me caso esteja errado, poçosdecaldenses)
São Paulo já teve uma proposta dessas, mas debochou da tecnologia (é claro, eles entendem tudo de trânsito). Curitiba e Rio de Janeiro são as cidades que eu, aqui de Vitória, sei que estão caminhando para terem o trem perneta.
Sei lá, chutando, acho que custaria uns $ 50 milhões de dólares por quilômetro. Incluindo todos os gastos. E sei lá também, acho que poderia cada estação, ou linha, ou trem (imagina as pinturas), ser um oferecimento de uma mega empresa, como a Vale, a Petrobras, a CST Arcelor Etc, entre outras. Para assim diminuir os custos.
Já o imagino passando em frente, ou entre, os grandes prédios da enseada e partindo para a Beira-mar, que também imagino cheia de prédios de inverno (prédio de inverno, pra mim, são prédios comerciais ou não, sem janelas e com cores bem escuras, tipo Chicago, sei lá).
Essa possibilidade tem que ser proposta, eu acho.
Valeu e desculpa se estou sendo qualquer adjetivo pejorativo.

Abraços
Marcos Luppi, 4 horas da manhã, para o SkyscraperCity, Notícias Capixabas III e padronisado.blogspot.com